O idoso é público frequente nos consultórios ou clínicas, por isso, devemos levar em conta suas limitações e necessidades específicas, oferecendo atendimento especial para ele, com dedicação, respeito e confiança.
Listaremos algumas sugestões para que seus pacientes da terceira idade se sintam valorizados e acolhidos:
1-Prioridade no atendimento: no momento que o idoso entrar, a recepcionista deverá terminar rapidamente o que estiver fazendo para atendê-lo, evitando que ele espere muito.
2-Respeito aos horários de consultas e exames: alguns atrasos por parte de médicos são inevitáveis, dependendo de suas especialidades, mas que não se tornem rotineiros porque o respeito ao paciente que chegou no horário é fundamental para que ele fique satisfeito. Reúna regularmente sua equipe para que as agendas sejam reorganizadas.
3-Ambiente acessível para cadeira de rodas, bengalas e muletas, deixando espaços para esse deslocamento. Na recepção o cafezinho, biscoitos, revistas e jornais estarão sempre à disposição, para que a espera não seja cansativa.
4-Ouça com atenção às histórias que eles contam, seja um bom ouvinte, assim o especialista poderá identificar falhas de memória, problemas emocionais, entre outras. Esclareça todas as dúvidas a respeito do diagnóstico, horários de medicamentos e tratamento, de forma clara, simples e no tom adequado para que ele possa ouvir, uma vez que alguns possuem dificuldades auditivas.
5-O aconselhamento sobre hábitos alimentares, práticas cognitivas, exercícios físicos é muito importante para que ele tenha uma melhor qualidade de vida.
6-Contato permanente com o paciente, seja por ligações telefônicas, via e-mail, SMS ou outras formas para lembrar a respeito das consultas, exames e parabenizando pelo aniversário.
Com paciência, respeito e empatia com a terceira idade em sua clínica, ela se destacará da concorrência e terá pacientes fiéis quando seus serviços forem necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>