A amamentação é tão importante, que possui  até semana especial no calendário: o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) promovem do dia 1 ao dia 7 de agosto a Semana Mundial da Amamentação. A data serve para lembrar sobre a importância do leite materno na vida da criança, estimulando as mães a praticarem esse gesto de amor e esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema.
Confira os benefícios que os especialistas destacam:

– Fortalece a imunidade
O leite materno possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido.

– Contato com a mãe
A amamentação tem papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse.
O contato com a mãe faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade.

– Melhor alimento para o intestino
O leite humano contém enzimas já conhecidas pelo organismo da criança. Os componentes do leite de vaca ou leites artificiais são estranhos para o bebê e, por isso, podem causar alergias intestinais e deficiência de ferro.

– Diminui o risco de alergias
Um estudo publicado no European Respiratory Journal revelou que bebês alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros  seis meses têm menos chances de desenvolver sintomas de asma na infância, como chiados no peito e catarro persistente.

– Evita cólicas
A grande razão para o leite materno prevenir cólicas no bebê são as proteínas presentes em sua composição, pois ele não fermenta tanto para ser digerido, produzindo menos gases e evitando as cólicas.

– Previne doenças futuras
Ao usar a mamadeira para alimentar seu filho, você está retirando a primeira parte da digestão do alimento, que fica na boca.
A mamadeira faz com que o leite vá direto para a garganta do bebê, comprometendo tanto o processo digestivo quanto de saciedade.

Fonte: www.minhavida.com.br
Imagem: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>