A palavra ergonomia vem da junção de “ergos” – “trabalho” com “nomos” – “regras”. Sua função é conseguir melhores condições de trabalho, ou seja, adaptar o trabalho ao trabalhador, otimizando seu bem-estar e o seu desempenho profissional.
No consultório médico a ergonomia pode ser aplicada de várias maneiras, como na organização do ambiente, uso de tecnologia, mesas e cadeiras adequadas, entre outras adaptações, visando o bem-estar do médico e de seus pacientes. Assim, é melhorada a qualidade das consultas, aprimoramento do fluxo de pacientes e prevenção de acidentes de trabalho.
Busque sempre liberar espaço em seu consultório. Envite deixar papeis armazenados em prontuários e pastas de papel. Uma ótima alternativa ergonômica é o prontuário eletrônico. Ele facilita a busca por consultas prévias, que podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar.
Previna acidentes deixando medicamentos, produtos pontiagudos e inflamáveis fora do alcance dos pacientes e de seus acompanhantes. Cuide da sua postura corporal e faça exercícios regularmente, para evitar doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho.A ergonomia no consultório é uma das chaves para um atendimento de sucesso.
E você? Tem alguma outra dica sobre ergonomia para compartilhar conosco?
Imagem Reprodução