Não existem pessoas perfeitas, todos cometem erros, mas devemos fazer o máximo para que eles não sejam frequentes e numerosos, principalmente se você é gestor de uma clínica.
O excelente atendimento é o mais importante, seja através das linhas telefônicas ou presencial, onde o paciente é bem recebido e fica satisfeito.
Porém, muitas vezes a realidade é outra. Quando a pessoa liga, é redirecionado para outros setores, aguardam minutos intermináveis ouvindo uma irritante musiquinha ou a recepcionista desempenha várias funções ao mesmo tempo e não dá a atenção devida à pessoa, que desiste e procura um lugar onde será melhor recepcionado e atendido.
Vamos listar alguns desses erros e como solucioná-los:

No atendimento telefônico, muitas vezes os funcionários estão despreparados e desmotivados, com uma carga maior de tarefas, onde não conseguem dar conta, gerando uma imagem problemática e caótica para o paciente, que percebe e avalia tudo o que vê.
Busque treinamentos e capacitações para sua equipe, bem como determinar funções específicas para cada um, evitando acúmulo de atividades. Reuniões periódicas com seus subordinados, motivando-os, ouvindo tanto as insatisfações quanto as sugestões, ajuda a melhorar o relacionamento.

Má gestão da agenda: quando não existe um processo eficiente, as informações dos pacientes, com todos os processos de atendimentos, se perderão, seja por desorganização do funcionário ou esquecimento. A tecnologia é uma aliada, utilize um software integrando todos os seus atendimentos em um único lugar, porque fica muito mais fácil controlar o seu trabalho se os dados de todos os pacientes estiverem concentrados e guardados, com segurança e comodidade, para serem acessados onde você estiver.

Tempo longo de espera na clínica: existem inúmeros casos que o paciente é marcado para determinado horário, seja para um exame ou consulta, chega com antecedência, mas é atendido com quase 2 horas do que foi agendado. Isso acontece devido a falta de controle do tempo que o médico tem sobre as suas consultas ou aos intervalos apertados entre uma e outra.
Instrua sua equipe a se reorganizarem, para que essa espera não seja muito longa e o paciente não fique insatisfeito com o descaso com que foi tratado, a avaliação dele sobre seu negócio é fundamental para o sucesso, então reavalie esses erros e encontre soluções.

Uma clínica desorganizada na recepção, salas de espera ou no consultório, gera muito mal estar, uma vez que o paciente quer um alívio e conforto para seus males, então encontra um ambiente inadequado, com a atendente tendo dificuldade para encontrar seu prontuário, atendendo 2 ou 3 pessoas de uma vez, sem água, cafezinho ou revistas para distrair, você corre o risco de perdê-lo para o concorrente. Ele quer encontrar uma recepcionista solícita, um especialista que tenha empatia e explique todos os passos do tratamento, utilizando todos os meios possíveis para ter um diagnóstico correto do caso, que passe tranquilidade e responda todas as dúvidas, uma sala de espera aconchegante, onde reine a calma e sossego, o gestor terá uma pessoa grata, que divulgará seu negócio aos familiares e amigos, essa é a melhor publicidade que pode existir.

Aprenda com seus erros, busque caminhos para não serem tão frequentes, inove, renove, procure ferramentas que o ajudem a obter um alto desempenho e sucesso em seu empreendimento.

Imagem Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>