Na década de 1990 nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa.
A data é celebrada anualmente, tendo por objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
A campanha alerta para a conscientização das mulheres e sociedade, para o diagnóstico precoce do câncer de mama, através da mamografia e autoexames periódicos.
Os médicos recomendam que a mulheres entre 30 e 35 anos faça sua primeira mamografia, pois é nessa faixa etária que ocorrem as transformações hormonais. Esse exame pode detectar uma lesão 5 anos antes de se tornar palpável.

O autoexame é recomendado a partir de 20 anos e deve ser realizado mensalmente entre o quarto e sexto dia após o fim do fluxo menstrual. A apalpação é feita em frente ao espelho, durante o banho e deitada. Em frente desse espelho, observar se há deformação ou alteração no formato das mamas e feridas ao redor dos mamilos; no banho ou deitada, deve observar a presença de caroços nas mamas ou axilas e secreção nos mamilos.

Câncer tem cura!
Divulgue e conscientize as mulheres da sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>